Escola para todos

Método das 28 palavras

 

Método de Iniciação à Leitura e Escrita

Na nossa escola utilizamos o método das 28 Palavras com alguns alunos e tem produzido resultados positivos.

Método das 28 Palavras tira partido do potencial da imagem na aprendizagem da leitura e da escrita, trata-se de um método muito divulgado na aprendizagem de crianças com dificuldade de aprendizagem e com resultados muito positivos, embora este método seja especialmente dedicado a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem

O ensino de uma língua reveste-se de capital importância, por se tratar de um instrumento básico para a comunicação humana. Por outro lado, a leitura constitui, em si mesma, um tema de grande interesse e significado na didáctica especial do ensino de uma língua, como elemento de indiscutível valor que nos permite aceder ao mundo da cultura. É por esta razão, que ensinar a ler é uma obrigação social, não só do docente, mas também da comunidade em geral.

 O Método das 28 Palavras, pela sua estrutura identifica-se plenamente com as características psico-somáticas da criança, entre as quais se destacam as seguintes: visão global do mundo exterior ou percepção sincrética; tendência para a imitação e preferência pelas actividades lúdicas; curiosidade intelectual, dirigida para a exploração; consciência das suas capacidades, que geram independência e competência e finalmente a criatividade e a fantasia, que lhe permite traçar todo o tipo de ligações entre os elementos aprendidos.

Foram estas características que serviram de base para estruturar o Método das 28 Palavras, o mesmo que se fundamenta no sincretismo infantil, e que pela sua simplicidade conduz a uma aprendizagem rápida, sólida e divertida pelas técnicas utilizadas.

 Este método baseia-se na aprendizagem da leitura pela captação de palavras, na sua integralidade, por serem elas o primeiro todo inteligível para as crianças e difere muito do analítico-sintético, que tem a agravante de decompor a palavra em elementos não significativos.

 Consideramos a palavra como uma “unidade de significação”, plena de conteúdo, que, para além de constituir um elemento motivador, uma vez que sugere ideias, juízos e raciocínios, permite também à criança a captação do todo, não de partes do conjunto, adequando-se assim à psicologia infantil. É com razão, que se costuma dizer que a criança capta ideias e não símbolos, mas quando essas ideias estão encarnadas numa palavra, a sua retenção é mais fácil e directa.

 Este método contém todos os casos de leitura, em lições rigorosamente estruturadas em níveis de dificuldade progressivos, dando à criança a confiança necessária para as ultrapassar. Para além, do vocabulário seleccionado recordar ideias conhecidas e facilmente compreensíveis, sem infantilizar o trabalho do discente. Não existem vocábulos abstractos, visto que a preocupação neste processo tão fastidioso não é a de sugerir a dispersão de ideias, mas o ensino da língua.

 Cada lição está centrada numa palavra, apresentada através de uma história, cantiga ou conversa, permitindo o desenvolvimento da linguagem oral através do diálogo, exercitando e estimulando a capacidade analítica e interpretativa da criança.

 As palavras estão estruturadas em conjuntos de ritmo e consonância, nos quais a semelhança fonética facilita a aprendizagem. Cada palavra está representada num desenho, o que possibilita uma imagem, que por associação, facilita a transposição do registo oral para o registo escrito de forma global e compreensiva. A uniformidade das várias lições evita a dispersão e a distribuição caprichosa dos vários elementos, que conduzem à desmotivação.

Lara Gonçalves, 2010

Manual do Método das 28 palavras.pdf

Site com Fichas de Trabalho do Método das 28 Palavras

Clique aqui.

Ver mais.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: